quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Encontro de Sábado 19 agosto 2011

Acompanhe aqui o próximo trabalho que será desenvolvido no encontro de sábado do Bomba de Gominha:
Com o aprendizado desta técnica é possível fazer um background como este do site http://www.sabaramais.com.br/
Para nosso encontro utilizaremos o software inkscape e será necessário que tenhamos à disposição fotos, que poderão ser retiradas da internet. Por isso, reservem suas fotos! Até lá.


Créditos da Imagem: http://img.vivaolinux.com.br/imagens/dicas/comunidade/1273198563.conky.png

Relembrando e contribuindo com conteúdos:
Nos nossos últimos encontros tivemos a oportunidade de pesquisar e aprender um pouco sobre a proporção áurea e aprendemos a recortar o mundo de uma maneira diferente da usual.
Para facilitar os conceitos que todos pesquisaram e para ampliar os assuntos que discutiremos neste encontro compartilho este excelente apanhado:
Proporção áurea - proporção divina
Esse rapaz aí em cima é o matemático Luca Pacioli que inventou a contabilidade moderna. Em 1509 ele e seu amigo Leonardo (aquele da cidade de Vinci) publicaram o livro “Divina Proportione” (sim, isso é latim) – uma pesquisa sobre proporções divinas na natureza.

Proporção áurea - proporção divina
Foi baseado em estudos mais antigos de Fibonacci. Pacioli descobriu que as coisas na natureza evoluem exponencialmente. Descobriu que a natureza é baseada nos números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… (nada relacionado com os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 – isso é de Lost, seu nerd).

Quando cada um destes números é somado com o número anterior, cria o próximo (1+1=2, 1+2=3, 3+2=5, etc). A imagem acima é baseada na proporção perfeita.
Fonte: http://design.blog.br/geral/o-que-e-proporcao-divina


Contextualizando a proporção áurea: Anexando dois quadrados com lado=1, teremos um retângulo 2x1, sendo o lado maior igual à soma dos lados dos quadrados anteriores. Anexamos agora outro quadrado com lado=2 (o maior lado do retângulo 2x1) e teremos um retângulo 3x2. Continuamos a anexar quadrados com lados iguais ao maior dos comprimentos dos retângulos obtidos no passo anterior. A sequência dos lados dos próximos quadrados é: 3,5,8,13,... que é a sequência de Fibonacci.
Usando um compasso, trace um quarto de círculo no quadrado de lado L=13, de acordo com o desenho ao lado. De acordo com o desenho ao lado, trace quartos de círculos nos quadrados de lado L=8, L=5, L=3, L=2, L=1 e L=1.
Com as concordâncias dessas curvas, obtemos uma espiral como a do Nautilus marinho. Você acha que o "Nautilus" estudou Matemática para construir a sua casa?
 

Exemplos da proporção áurea na prática:









Nenhum comentário:

Postar um comentário